O desempenho do seu website

4 ferramentas para testar o desempenho do seu website

Publicado em Tempo de leitura: 3 minutos

Sabia que, só no Google, são realizadas mais de 50 mil pesquisas por segundo?

E o que tem isto a ver com o desempenho do seu website? Tudo.

Sempre que uma palavra-chave relevante para o seu negócio é pesquisada num motor de busca o seu website entra numa competição com outros websites para determinar a sua posição nas páginas de resultados (de preferência na primeira). E esta ordenação não tem apenas em consideração o conteúdo visível da página. Entre outros factores, ela também tem em conta o tempo que o seu website demora a carregar completamente.

Se uma página demora muito tempo a carregar é previsível que parte dos seus visitantes abandone o website antes de concluir a sua visita. Nesta perspectiva, os motores de busca não hesitam em penalizar o seu website quando é necessário apresentar os resultados de uma pesquisa e, consequentemente, pode estar a perder oportunidade de negócio porque websites mais rápidos serão apresentados em posições superiores.

De seguida, conheça algumas ferramentas online que pode utilizar para analisar o desempenho do seu website e receber sugestões de melhoria.

PageSpeed Insights

O PageSpeed Insights é uma ferramenta da Google que tem como objectivo analisar o conteúdo de uma página e apresentar sugestões para melhorar o seu desempenho. Esta análise considera o desempenho da página não só em computadores desktop mas também em dispositivos móveis. Por outro lado, a escala de classificação utilizada vai de 0 a 100 e é acompanhada por uma correspondência de cores. Valores mais baixo surgem a vermelho e indicam factores que penalizam fortemente o desempenho de uma determinada página. Valores intermédios são apresentados a amarelo e indicam factores que podem ser melhorados mas que não são críticos. Por último, os valores mais elevados (superiores ou iguais a 85) são apresentados a verde e significam que não foram encontrados problemas relevantes.

Pagespeed Insights

Ir para o PageSpeed Insights.

GTmetrix

O GTmetrix é uma ferramenta desenvolvida pela GT.net, uma empresa que presta serviços de alojamento. Recorrendo ao PageSpeed Insights da Google e ao YSlow da Yahoo! esta ferramenta cria relatórios que incidem sobre diversos factores relacionados com o desempenho o seu website.

Se optar por criar uma conta gratuita terá acesso a um conjunto de funcionalidades adicionais tais como:

  • Definir alguns parâmetros do teste (localização do servidor, navegador utilizado, ligação à Internet…);
  • Criar um vídeo com o carregamento da página;
  • Monitorizar páginas e agendar testes diários, semanais ou mensais para acompanhar alterações no desempenho do seu website;
  • Visualizar a evolução do desempenho através de 3 gráficos (Page load times, Page sizes and request counts e PageSpeed and YSlow Scores);
  • Criar anotações para contextualizar os dados apresentados;
  • Definir alertas com numerosas condições.

gtmetrix

Ir para o GTmetrix.

Website Grader

Desenvolvido pela Hubspot, o Website Grader é uma ferramenta que avalia o seu website em 4 categorias: desempenho, mobile, SEO, e segurança. Esta ferramenta sugere também acções para melhorar o desempenho do seu website. Aqui não há opções de configuração, parâmetros personalizáveis ou versões freemium e a promoção de uma boa experiência do utilizador impera.

Website Grader

Ir para o Website Grader.

Pingdom Website Speed Test

O Pingdom Website Speed Test é outra das ferramentas que pode utilizar para analisar a velocidade de carregamento do seu website e saber como torna-lo ainda mais rápido. Antes de iniciar o teste tem a possibilidade de selecionar a localização do servidor. Deste modo, pode comparar a forma como o seu website carrega em diferentes países e/ou continentes.

Para além de avaliar diversos factores associados ao desempenho do seu website, o relatório apresenta também um diagrama de Gantt com os Files Requests executados.

Pingdom

Ir para o Pingdom Website Speed Test.

E-mail Marketing

Se gostou deste artigo subscreva a newsletter e não perca a publicação de novos artigos.