SEO: Search Engine Optimization

SEO: conceitos essenciais para iniciantes (e não só)

Publicado em Tempo de leitura: 3 minutos

Se tem um negócio e não usa estratégias de SEO no seu website está certamente a perder visitantes que podem traduzir-se em mais vendas. Conheça os conceitos essenciais do SEO e prepare-se para melhorar o posicionamento do seu negócio nos motores de busca.

SEO

SEO é o acrónimo de Search Engine Optimization (Optimização para Motores de Busca, em português). O termo refere-se ao conjunto de acções que têm como objectivo melhorar o posicionamento de um website na página de resultados dos motores de busca (SERP – Search Engine Results Page).

Porque é isto tão importante? Porque sempre que alguém realiza uma pesquisa num motor de busca, é-lhe apresentado uma extensa lista de resultados e a verdade é que tendemos a privilegiar os resultados que surgem nas primeiras posições.

Segundo um estudo realizado em 2013 pela plataforma de publicidade online Chitika, um website que seja apresentando na primeira posição da página de resultados é capaz de capturar mais de 30% do tráfego. A partir daí, é sempre a descer: a segunda posição fica com 18% do tráfego e a terceira posição com 11%… Mais abaixo, a décima posição já só recebe 2% do tráfego.
Por outro lado, é referido que os websites apresentados na primeira página de resultados geram em média mais de 90% do tráfego total.

The best place to hide a dead body is page two of google

On-Page SEO

As acções que podem ser implementadas num website para melhorar o seu posicionamento na página de resultados dos motores de busca encaixam na categoria On-Page SEO. Geralmente, estas “afinações” são realizadas nos seguintes elementos:

  • O conteúdo escrito da página;
  • As imagens;
  • Os metadados;
  • A estrutura do website, e;
  • O seu desempenho.

Off-Page SEO

O Off-Page SEO abrange as estratégias que podem ser implementadas fora de um website para melhorar o seu posicionamento na página de resultados dos motores de busca. Aqui, o objectivo principal é aumentar a credibilidade e autoridade do seu website através da criação de links externos. No entanto, o valor que estes links possuem não é igual para todos. Deste modo, para além da quantidade de links é necessário ter em conta a qualidade dos mesmos. As actividades mais importantes que pode desenvolver são:

  • Link building;
  • Social Media;
  • Social Bookmarking.

White Hat SEO

O White Hat SEO refere-se ao conjunto das práticas que estão de acordo com as linhas orientadoras dos motores de busca (ex. a criação de conteúdo relevante e original, a localização da palavra-chave, etc.). Normalmente, os resultados não surgem de um dia para o outro mas os seus efeitos podem ser bastante duradouros.

Sustentabilidade

Uma vez que os motores de busca fazem frequentemente alterações aos seus algoritmos para melhorar os resultados apresentados, convém estar atento às tendências. Por exemplo, em Abril de 2015 a Google anunciou que iria passar a usar o “mobile-friendly” como factor de ordenação nas pesquisas realizadas em dispositivos móveis. Mais tarde, em Agosto de 2016, foi anunciado que a utilização de pop-ups passaria a ser considerado um factor de penalização.

Black Hat SEO

A utilização de técnicas maliciosas ou não-aprovadas pelos motores de busca para tentar melhor a posição de um website na página de resultados conduz-nos às estratégias de Black Hat SEO. Estas costumam apresentar resultados imediatos mas que podem rapidamente dar lugar à desindexação ou à atribuição de uma posição inferior (penalização). Algumas das técnicas mais usuais são: Keyword Stuffing, Doorway page e Link Farms.

(Visited 113 times, 1 visits today)
E-mail Marketing

Se gostou deste artigo subscreva a newsletter e não perca a publicação de novos artigos.