Plugins para WordPress

7 plugins essenciais e grátis para WordPress

Publicado em Tempo de leitura: 3 minutos

O directório de plugins para WordPress é composto por mais de 45.000 plugins. Perante este número os utilizadores menos experientes podem sentir-se indecisos no momento de escolher os plugins essenciais para os seus websites e/ou blogs.

Para simplificar esta tarefa, preparei uma lista com os plugins que uso mais frequentemente.

WP Maintenance Mode

O WP Maintenance Mode costuma ser o primeiro plugin que instalo sempre que faço uma nova instalação de WordPress. Ele permite definir uma página de entrada enquanto estou na fase de desenvolvimento. Deste modo, evito que os visitantes vejam o conteúdo em manutenção. Para além das opções de personalização (texto, cores e imagens de fundo), destaco a possibilidade de apresentar um relógio em contagem decrescente e um formulário de subscrição.

Contact Form 7

O Contact Form 7 é  o plugin para WordPress que recomendo para criar formulários de contacto. O formulário modelo é óptimo para perceber como funcionam as etiquetas (form-tags). A partir daí pode criar formulários ilimitados e personaliza-los para ir de encontro às suas necessidades. Existe a possibilidade de configurar os seus formulários de modo a que possa rastreá-los com o Google Analytics. Por outro lado, pode também fazer a sua integração com o serviço reCAPTCHA da Google.

Simple Custom CSS

Já referi, num artigo publicado anteriormente, que usar um Child Theme é a melhor solução para personalizar o seu tema. No entanto, se apenas pretende fazer alterações nas folhas de estilo (deixando os restantes ficheiros inalterados) pode dispensar o Child Theme e utilizar um plugin que crie um ficheiro css personalizável.

O Simple Custom CSS é o plugin que costumo instalar nestas ocasiões. Através dele, consegue adicionar facilmente os seus próprios estilos e sobrepor os que são definidos pelo seu tema e plugins em uso.

Personalizar cores

Yoast SEO

Ao criar um blog ou um website queremos que ele apareça nas primeiras posições das páginas de resultados dos motores de busca. Neste contexto, uma estratégia de SEO é fundamental.

O Yoast SEO é o plugin que não pode faltar na sua instalação de WordPress. Defina uma palavra-chave principal para cada um dos seus artigos/páginas e veja a magia a acontecer. Em tempo real este plugin dá-lhe valiosas sugestões para optimizar os seus conteúdos. Por outro lado, ele também controla aspectos técnicos tais como títulos e descrições aplicadas a todo o site, metadados de redes sociais, sitemaps e muito mais.

W3 Total Cache

No infográfico How Loading Time Affects Your Bottom Line é referido que “47% dos consumidores espera que uma página carregue em dois segundos ou menos”. Existem vários plugins para WordPress que permitem optimizar o desempenho do seu website e o W3 Total Cache é um dos mais conhecidos e usados. É também aquele que recomendo.

Se não sabe quanto tempo o seu website demora a carregar meça agora mesmo o seu desempenho gratuitamente. Os relatórios apresentados irão certamente sugerir que tire partido da colocação em cache do navegador, que optimize o fornecimento dos ficheiros CSS e que active a compressão com gzip ou deflate, entre outros. De seguida, instale o W3 Total Cache, explore as suas opções e volte a medir o desempenho do seu website.

WP-Optimize

Ao longo do tempo, a base de dados MySQL da sua instalação de WordPress vai acumulando informação que já não é necessária. Revisões dos seus artigos, rascunhos automáticos e comentários reprovados, entre outros. A verdade é que, para além de ocupar espaço, esta informação tende a deixar o seu website mais lento.

O WP-Optimize é um plugin que permite limpar os dados não utilizados, órfãos ou duplicados na sua instalação de WordPress. Por outro lado, ele também optimiza a sua base de dados.

UpdraftPlus Backup

Costuma fazer cópias de segurança dos documentos que guarda no seu computador? Pois bem, com o seu website o princípio é o mesmo. Quando menos espera, pode perder parte ou a totalidade do seu trabalho. Por isso, a melhor solução é prevenir e fazer backups.

O UpdraftPlus Backup é o plugin que uso para fazer cópias de segurança dos meus websites (manuais ou agendadas). Destaco a sua integração com vários serviços de armazenamento online (Dropbox, Google Drive, etc)

E-mail Marketing

Se gostou deste artigo subscreva a newsletter e não perca a publicação de novos artigos.