Hootsuite

4 recursos do Hootsuite que talvez não use… mas que devia

Publicado em Tempo de leitura: 3 minutos

O Hootsuite é uma das ferramentas mais utilizadas por gestores de comunidades, marketers e não só. Por outro lado, as principais funcionalidades desta ferramenta são bem conhecidas pelos seus utilizadores: a gestão de várias contas e redes sociais num único sítio, o agendamento de mensagens e a escuta social, entre outras.

Apesar disso, muitos utilizadores não sabem que o painel do Hootsuite está recheado de recursos adicionais que podem fazer deles verdadeiros profissionais das redes sociais.

Neste contexto, seguem-se 4 recursos do Hootsuite que talvez não use.. mas que devia.

Integração com serviços de armazenamento online

Hoje em dia a necessidade de guardar os seus documentos apenas no disco rígido de um computador está a tornar-se obsoleta porque a mobilidade e o trabalho colaborativo são duas tendências incontornáveis de economia global. Quer seja ou não um nómada digital já não precisa de estar no seu escritório para aceder a um determinado documento. Basta utilizar um serviço de armazenamento online (ou na Nuvem, como é muitas vezes designado) e o problema está resolvido. Para além disso, se estiver a partilhar este documento com uma ou mais pessoas, cada uma delas tem a possibilidade de fazer alterações ao documento sem perder o acesso à versão mais actualizada.

Através da integração dos principais serviços de armazenamento online (OneDrive, Dropbox, Google Drive e Box) no painel do Hootsuite a inserção de imagens numa mensagem é ainda mais rápida e fácil.

Na App Directory procure o seu serviço de armazenamento online e instale a respectiva aplicação. Depois de autorizar o acesso ao seu serviço de armazenamento online basta ir à caixa de composição de mensagens do Hootsuite, clicar no botão Attach media e aparecerá um separador com o nome do seu serviço de armazenamento. Está pronto para inserir as suas imagens.

Use os feeds para automatizar partilhas

A partilha de conteúdo relevante é um dos maiores desafios das redes sociais e, neste contexto, a curadoria de conteúdos não deve ser menosprezada. Pelo contrário, é uma actividade que pode requer bastante tempo e dedicação. Os blogs serão com certeza uma das suas principais fontes de informação; sobretudo aqueles que abordam temas relacionados com o sector de actividade do seu negócio. Mas a verdade e que mesmo depois de identificar os blogs que publicam conteúdos actuais e relevantes, a sua tarefa não fica mais leve. Terá de visitar regularmente estes blogs para verificar se existem artigos novos, e posteriormente, partilha-los nas suas redes sociais.

Seria tão bom se houvesse uma forma de automatizar este processo, não é? E felizmente ela existe. O painel do Hootsuite permite-lhe adicionar o feed de qualquer blog. Deste modo, sempre que um novo artigo seja publicado, ele será automaticamente partilhado na rede social previamente selecionada.

Nas definições do Hootsuite (Settings), selecione a opção RSS/Atom. Para adicionar um novo feed clique no botão “+”.

Integração com Giphy

Os Gifs animados e os “memes” são um fenómeno bastante popular da Internet e a sua utilização nas redes sociais não é a excepção. À semelhança dos emojis e dos emoticons estas imagens podem ser integradas com sucesso na estratégia de comunicação do seu negócio desde que a sua utilização seja coerente que o “tom de voz” da empresa. Procure utiliza-las de forma criativa para informar, educar e divertir a sua comunidade.

Existem diversos websites onde pode procurar Gifs animados e “memes”. Inclusivamente, pode criar as suas próprias imagens através de várias ferramentas web gratuitas. Contudo, é através de uma parceria com o Giphy, que o painel do Hootsuite permite a inserção rápida e cómoda de Gifs animados nas publicações e tweets.

Na caixa de composição de mensagens do Hootsuite escreva “/gif” para fazer aparecer uma caixa de pesquisa.

hoot

Partilhe com o Hootlet

Habitualmente, quando encontra um website ou uma página interessante e decide partilha-la no Facebook, no Twitter ou noutra rede social tem de copiar e colar o seu endereço na caixa de composição de mensagens do Hootsuite. Para proporcionar uma experiência de utilizador mais simples e agradável foi criada uma extensão que permite partilhar uma página de Internet sem sair dela. Basta clicar num botão para que apareça uma caixa onde é inserido automaticamente o título e o endereço encurtado da página. Apenas precisa de selecionar quando e em que redes sociais é que pretende realizar a partilha.

Para instalar esta extensão, aceda à pagina do Hootlet e siga as indicações apresentadas.

(Visited 76 times, 1 visits today)
E-mail Marketing

Se gostou deste artigo subscreva a newsletter e não perca a publicação de novos artigos.