Encurtadores de URL

Encurtadores de URL: o guia definitivo

Publicado em Tempo de leitura: 3 minutos

Se tiver que escrever www.luiscosta.info na barra de endereço do seu navegador a tarefa vai certamente parecer-lhe fácil. Agora imagine que tem de escrever www.luiscosta.info/encurtadores-de-url (o endereço deste artigo) usando o teclado virtual do seu smartphone. A tarefa torna-se mais aborrecida, não é verdade? Mas ela também pode tornar-se mais simples se utilizar encurtadores de URL.

Tal como o nome indica, um encurtador de URL (URL Shortener, em inglês) tem como finalidade encurtar endereços que são demasiados compridos ou complexos. No entanto, as vantagens da utilização desta técnica vão muito além da “simples” redução do número de caracteres.

Vantagens dos encurtadores de URL

Conveniência

Um endereço curto é, sem dúvida, mais user friendly do que um endereço comprido e com vários carateres especiais. É mais fácil de memorizar, é mais fácil de escrever e é também mais fácil de copiar (se for o caso).

Estética

A utilização de um endereço mais curto facilita também a componente estética e criativa de um anúncio, de um flyer ou de qualquer outro elemento gráfico. A imagem seguinte é uma foto de capa do Facebook usada pela Virgínia Coutinho para divulgar o livro The Social Book. Repare como o endereço encurtado não é intrusivo no design. Por outro lado, ele também é fácil de memorizar e escrever.

The Social Book de Virginia Coutinho

Seria bastante difícil obter um resultado equivalente se o endereço real (http://www.almedina.net/catalog/product_info.php?ref=3&products_id=24146&affiliate_banner_id=1) fosse usado em vez de um endereço encurtado.

Integração

Em certas situações é necessário adicionar informação adicional aos seus endereços. Isto acontece quando, por exemplo, utiliza links de afiliados ou parâmetros UTM. Uma vez que esta integração acaba por tornar os seus endereços mais complexos, eles são frequentemente encurtados para facilitar a sua partilha.

Analítica

Alguns encurtadores de URL apresentam dados relativos à actividade dos seus endereços (o número de cliques registados, os canais utilizados, a origem geográfica…) mas se quer colocar a Inteligência de Negócio num patamar superior recomendo que recorra aos parâmetros UTM.

Principais encurtadores de URL

Existem várias ferramentas web à sua disposição para encurtar endereços. Seguem-se algumas sugestões.

goo.gl

Goo.gl
Endereço: http://goo.gl/

 

tinyurl.com

TinyURL
Endereço: http://tinyurl.com/

href.pro

Hrefpro
Endereço: https://href.pro/

 

http://is.gd

Is.gd
Endereço: http://is.gd/

Para além destas ferramentas existem também várias plataformas que integram a opção de encurtamento, nomeadamente: Twitter, Buffer, Hootsuite, Hubspot e IFTTT, entre outras.

Faça mais com os encurtadores de URL

Personalização

Alguns encurtadores de URL possuem uma opção que permite personalizar o endereço encurtado. Imagine que quer partilhar o endereço https://www.luiscosta.info/blog com a sua rede de contactos e que, através do bit.ly, o encurtou para http://bit.ly/2bNzWU3. Trata-se de um endereço mais curto contudo ele não é muito fácil de memorizar, pois não? Mas graças à opção de personalização, é possível modifica-lo para http://bit.ly/luiscosta-blog. Para além de ser mais fácil de memorizar e de escrever este endereço também fornece alguma informação sobre o seu destino, sendo essa outra vantagem da personalização.

Use o seu próprio domínio

O nome de um produto, serviço ou organização constitui um dos seus activos mais valiosos para qualquer negócio. Quer seja para reforçar a imagem de uma marca, para fomentar a confiança nos URL encurtados ou ambos, a utilização de um domínio próprio tornou-se uma prática bastante usual.

A imagem seguinte reproduz um tweet publicado pela conta @thenextweb. Nela pode observar que o endereço encurtado utiliza o domínio tnw.me, uma clara alusão ao nome do website: The Next Web.

tnw.me

Monetize os seus links

Todos sabemos que a publicidade online está praticamente em todo o lado. Quer visite um blog, uma rede social ou um motor de busca é provável que encontre um banner, um pop-up ou um link patrocinado… E muita gente ganha dinheiro com isso.

O que talvez não saiba é que as suas hiperligações também podem ser utilizadas para ganhar algum dinheiro extra. Existem plataformas próprias que fazem a ponte de ligação entre os criadores de conteúdos (que neste caso são os seus links) e os anunciantes. A Adf.ly, a Shorte.st e a Linkshrink são algumas das alternativas disponíveis. O mais usual é que receba um valor previamente estipulado por cada 1000 visualizações e também pode participar nos programas de afiliados.

 

(Visited 224 times, 1 visits today)
E-mail Marketing

Se gostou deste artigo subscreva a newsletter e não perca a publicação de novos artigos.