E-mail Marketing

E-mail marketing: do zero ao sucesso

Publicado em Tempo de leitura: 6 minutos

Quer implementar uma estratégia de e-mail marketing para o seu negócio mas não sabe por onde começar?

Este artigo vai explicar-lhe, passo-a-passo, tudo o que precisa de saber… E como uma boa viagem requer sempre alguma preparação, seguem-se dois conselhos para optimizar os resultados da sua jornada pelos trilhos do e-mail marketing.

Não tenha medo de começar do zero

Sei que é fácil cair na tentação de querer comprar uma base de dados com milhares de e-mails supostamente verificados e segmentados mas acredite que este não é o melhor caminho. As boas práticas e a própria legislação portuguesa ditam que “o tratamento de dados pessoais só pode ser efectuado se o seu titular tiver dado de forma inequívoca o seu consentimento (…)” e isso não acontece com estas listas de e-mails. Muito menos a troco de algumas centenas de euros (por vezes, até menos).

Surpreendentemente, alguns dos websites que vendem estas bases de dados nem sequer têm problemas em referir que uma das fontes para a sua constituição é a “pesquisa através dos motores de busca mais conhecidos como o Google, Yahoo, AEIOU, clix, iol, etc”.

Se ainda não tem uma base de dados para e-mail marketing não tenha medo de começar do zero e crie a sua própria lista com os dados das pessoas que demonstrarem interesse pelo seu negócio, produtos e/ou serviços (mais à frente verá como pode fazê-lo). Pode demorar mais tempo mas os resultados a médio e longo prazo vão compensar.

Utilize um serviço de e-mail marketing

Se costuma usar o Outlook, o Thunderbird ou outro cliente de e-mail para o envio de correio electrónico em massa pode estar a prejudicar o seu negócio.

Em primeiro lugar, a probabilidade da sua mensagem ser entregue na pasta de spam aumenta consideravelmente. Isto significa que a mensagem até pode ser entregue ao seu destinatário contudo a hipótese de ser lida é menor. Por outro lado, se várias pessoas denunciarem a sua mensagem como spam, o seu email, o seu endereço de IP ou o seu domínio podem ser incluídos numa blacklist. A partir desse momento, fica impossibilitado de enviar e-mails para esses destinatários. Nem sequer conseguirá responder a um simples pedido de informações.

Para contornar estas situações é recomendado que utilize um serviço de e-mail marketing. Existem várias soluções no mercado e é provável que conheça algumas delas.

Ao longo dos anos tenho vindo a testar várias ferramentas e, neste momento, a minha preferida é a Sendinblue. É com este serviço de e-mail marketing que irei mostrar-lhe como pode levar as suas campanhas do zero ao sucesso.

Sendinblue

Sendinblue

Lançada em 2012, a SendinBlue tem a vocação de ser a plataforma de e-mail marketing mais fácil e confiável de usar. Com escritórios na América do Norte, na Europa e na Ásia, esta ferramenta serve mais de 15 mil utilizadores no mundo inteiro e envia mais de 30 milhões de e-mails e SMS por dia.

As suas funcionalidades incluem:

  • A criação de campanhas de e-mail e SMS;
  • A gestão de contactos e listas;
  • A monitorização dos seus resultados;
  • O envio de e-mails transacionais, e;
  • A sua integração com outras serviços.

Outra das características que me agrada bastante nesta plataforma é o facto de ela estar completamente traduzida para português.

Atendendo às diferentes necessidades dos seus utilizadores, a Sendinblue coloca à sua disposição 5 planos. São eles: o grátis, o micro, o bronze, o prata e o dedicado.

Para quem está a começar, o plano grátis é a porta de entrada ideal. Ele permite a adição ilimitada de contactos e o envio de 9.000 e-mails por mês. Por outro lado, à medida que o seu negócio for crescendo, tem sempre a opção de fazer o upgrade para um dos planos pagos.

Como é usual nos planos gratuitos dos serviços de e-mail marketing, a logomarca da plataforma é incluída nos e-mails enviados. No entanto, os tons em cinza da logomarca fazem com que a sua presença seja bastante discreta.
No plano grátis da Sendinblue o envio diário de e-mails também está limitado a 300. Mas se está a começar do zero (e lembre-se que a compra de uma base de dados com milhares de registos não é recomendada) o impacto desta “contrapartida” é pouco relevante.
O acesso às estatísticas avançadas também não está contemplado no plano grátis. No entanto, o peso desta limitação é reduzido. Na minha opinião, os relatórios e estatísticas da versão gratuita são bastante completos.

Criar uma nova conta

Este processo é muito simples e rápido. Basta aceder ao endereço da SendinBlue, selecionar a opção Inscrever-se e preencher o formulário com os seus dados (empresa, e-mail e senha). De seguida, terá de confirmar a sua inscrição através de uma hiperligação que receberá na sua caixa de correio.

Validação da sua conta

O passo seguinte consiste na validação da sua conta. Na Sendinblue, este processo é realizado manualmente e o seu objectivo é garantir a qualidade dos e-mails enviados. Para isso, terá de preencher 3 requisitos:

  1. Importar todos os seus contactos;
  2. Completar o seu perfil, e;
  3. Programar a sua primeira campanha.

Importar todos os seus contactos

Se já tiver uma base de dados deve carregar os seus contactos para a plataforma da Sendinblue. Para isso, tem duas opções. A primeira consiste em importar um ficheiro CSV ou TXT devidamente formatado. A segunda é copiar/colar os seus contactos.

Caso não tenho nenhum contacto para importar deve criar um formulário.

Completar o seu perfil

Não há muito a dizer aqui. Basta preencher os campos obrigatórios (nome da empresa, website, endereço, código postal, número de telemóvel, entre outros).

Programar a sua primeira campanha

Ao programar a sua primeira campanha, está a realizar um “tour” que irá permitir-lhe conhecer as 4 etapas de elaboração da sua campanha de e-mail marketing.

  1. Parâmetros;
  2. Modelos;
  3. Destinatários, e;
  4. Confirmação.

Explore as diversas opções disponíveis. Verá que o processo é bastante intuitivo.

https://youtu.be/vmC5zhV3J_8&rel=0

Depois de completar os 3 requisitos para a validação da sua conta (importar todos os seus contactos, completar o seu perfil e programar a sua primeira campanha) a sua conta será examinada nas 24h seguintes. Aguarde a recepção de uma notificação via e-mail.

Assim que a sua conta seja validada poderá usa-la a 100% para fazer crescer o seu negócio.

Faça crescer a sua lista de e-mails

O crescimento do seu negócio está naturalmente ligado ao crescimento da sua lista de e-mails.

Se importou para a plataforma da Sendinblue uma lista de e-mails convém ter a noção de que com o tempo ela vai começar a “deteriorar-se”. Há pessoas que vão anular a sua subscrição porque perderam o seu interesse. Há outras que podem vir a trocar de e-mails e que simplesmente deixam de ler as suas campanhas. As possibilidades são imensas e é preciso compensar estas perdas com a adição de novos registos. Por outro lado, se está realmente a começar do zero, é necessário que comece a conquistar os seus primeiros subscritores.

A Sendinblue apresenta várias soluções de integração e formulários para que possa fazer crescer a sua lista de e-mails.

Criar o seu primeiro formulário

Para criar um formulário selecione CampanhasAPI & FormuláriosAdministre seus formuláriosCriar um formulário de subscrição. No painel que lhe é apresentado escolha se quer exibir ou não um cabeçalho. Acrescente os campos que deseja incluir e explore as restantes opções e parâmetros disponíveis.

Formulário da Sendinblue

Depois de guardar o formulário, copie o seu código fonte através da opção Compartilhar. De seguida, insira-o na barra lateral do seu website, no final dos seus artigos ou numa landing page.

Crie conteúdo com valor para os seus visitantes e verá rapidamente a sua lista de e-mails a crescer.

Dicas finais

Uma estratégia de e-mail marketing não se restringe ao envio de campanhas e à aquisição de novos subscritores. Assim sendo, há outras funcionalidades que pode e deve explorar na Sendinblue.

Gestão de contactos

Filtre os seus contactos em função de critérios socio-demográficos e comportamentais. Reagrupe os seus contactos em arquivos e listas, para uma organização rápida e eficaz. Atualize automaticamente as suas listas, em função dos critérios à sua escolha.

Relatórios de campanhas

Acompanhe os resultados das suas campanhas em tempo real. Saiba qual a taxa de abertura. Veja a lista de contactos que clicaram nas hiperligações. Conheça o número de e-mails devolvidos por soft bounce e hard bounce. Obtenha ainda mais informações através da adição automática dos parâmetros utm em todos os links das suas campanhas.

Mensagens transacionais

Programe o envio de e-mails previamente estabelecidos quando uma determinada acção ocorre. Por exemplo, sempre que alguém se inscreva numa das suas listas, envie automaticamente um e-mail de boas-vindas.

Integração e API

Utilize os plugins disponíveis para integrar a Sendinblue com os principais CMS do mercado (WordPress, Drupal e Magento, entre outros). Por outro lado, faça uma integração à medida através da API. Através de webhooks também pode recuperar em tempo real, dentro do seu próprio sistema, todos os dados de aberturas, cliques, etc..

 

E agora, de que está à espera? Crie uma conta gratuita na SendinBlue e experimente este serviço de e-mail marketing.

(Visited 146 times, 1 visits today)
E-mail Marketing

Se gostou deste artigo subscreva a newsletter e não perca a publicação de novos artigos.